Menu

Home

Quem somos

Nossos serviços

... Embarcações
... Habilitação de Amador
... Cursos
Livro para Arrais Amador
Contato
Classificados
Consulte seu processo
 
Utilidades
Avisos de mau tempo
Áreas de Navegação
Aprenda a navegar
Seguro DPEM
Marinas do Litoral do PR
 


 



 

 

 

 

 

 

 

 


Recomendações para operação segura das embarcações de Esporte e Recreio


Antes de Suspender

Leia e conheça o RIPEAM, as normas da Capitania dos Portos de sua área dos Portos de sua área de navegação e o conteúdo da NORMAN 03/DPC, que estabelece os requisitos mínimos de segurança para as embarcações, com acesso na página www.dpc.mar.mil.br.


Realize uma manutenção preventiva eficaz, sem improvisos. Não coloque em risco a sua segurança e a de sua família com profissionais não qualificados.

Verifique rigorosamente o seu material de salvatagem e se há coletes salva-vidas em número suficiente para todos que irão embarcar.

Inspecione o seu material de combate a incêndio e verifique o prazo de validade e o estado de carga dos extintores.

Vistorie o casco quanto à sua estanqueidade, verifique o funcionamento das bombas de esgoto, das luzes de navegação, do equipamento rádio (VHF/HF) e a condição de carga das baterias, além do nível de óleo no cárter do motor e do nível do líquido de resfriamento. Verifique também a integridade do sistema de combustível, e se não há vazamentos no compartimento dos motores.

Faça o planejamento de sua singradura. Verifique se a sua embarcação possui as cartas náuticas da região onde pretende navegar. Conheça as características dos faróis e da sinalização náutica. Calcule, com uma margem de segurança, o consumo de combustível para garantir o seu regresso.

Conheça a previsão do tempo e mantenha-se atento às indicações de mudança, para não ser surpreendido pelo mau tempo. conheça o regime de ventos de sua área de navegação.

Entregue o aviso de saída ao iate clube ou marina e siga a risca o seu planejamento, para possibilitar o seu resgaste em caso de emergência. Se não estiver em clube ou marina, deixe alguém em terra ciente para onde você vai e a que horas pretende retornar.

Durante a navegação

Esteja sempre atento na condução de sua embarcação, não permita o seu uso por pessoas não habilitadas (o proprietário responderá perante o Tribunal Marítimo e nas esferas civil e penal, respeite a lotação recomendada pelo fabricante e não navegue a menos de 200 metros da praia.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas no execício da condução da embarcação.

Conduza a sua embarcação com prudência e em velocidade compatível para reagir, com segurança, às necessidades da navegação. Não faça manobras radicais, reduza a velocidade ao entrar e sair de marinas ou em águas restritas.

Conheça sempre o bordo de menor profundidade, alguns naufrágios foram evitados com um encalhe deliberado para salvar a embarcação.

Ao fundear, o faça com baixa velocidade e utilize um comprimento de amarra adequado, considerando a amplitude da maré e as embarcações próximas. Ao suspender, não movimente os propulsores até todas as pessoas saírem da água e completarem o embarque.

Ao regressar

Avise ao seu clube ou marina a sua chegada, para desativar o seu Aviso de Saída.

Respeite a velocidade máxima na área de fundeio ou atracação.

Evite esgotar porões até o final para não poluir o mar com resíduos de óleo, retire o lixo de bordo e o coloque em local apropriado, em terra. Mantenha sempre a sua embarcação limpa.


Comandante: lembre-se que você é o responsável pela segurança de sua embarcação bem como de seus familiares, convidados e tripulantes, seja prudente
.

_____________________________________________________
2011 - 2018© - Vento Sul Náutica - Paranaguá-PR
Tel: 41-3422-7686 - 98522-3419 (OI) - 9854-3263 (TIM) - 98488-5058 (OI)

Atendimento via celular das 08:00 às 21:00h diariamente (inclusive sábados, domingos e feriados)
Atendemos Curitiba, Região Metropolitana de Curitiba e todo litoral Paranaense
Formulário de Contato - E-mail: despachante@ventosulnautica.com.br